
1968 é visto como um marco na mudança do comportamento, da visão de mundo, um ano de subversão e experiências. A força motora dessas mudanças eram os jovens. Estavam prontos para experimentar e conhecer o mundo, quebrar regras. Prova disso foi a redescoberta do Oriente. Querendo novas experiências sensoriais e de auto-conhecimento, os jovens dessa época mergulharam na cultura oriental, no budismo e no zen.
Graças à ida dos Beatles à Índia, em busca dos ensinamentos do guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, popularizou-se mais a busca pela meditação. O mestre Maharishi Mahesh já era popular na Índia e vinha divulgando sua doutrina de meditação transcendental desde 1959. No seu caminho, vinha fazendo palestras e por onde passava conquistava discípulos.
Nessas andanças pelo mundo, em 1967 o guru atraiu a atenção de George Harrison, um dos Beatles. Harrison, por sua vez, apresentou Maharishi aos seus colegas de banda, que logo se interessaram pela técnica de meditação que permitiria que atingissem um nível de consciência superior sem recorrer às drogas, como o LSD.
Os Beatles, em 68, partiram para a Índia para praticar meditação. Essa ida do grupo de rock mais influente de todos os tempos fez com que muitos jovens, hippies ou apenas curiosos procurassem com fervor a meditação, o budismo e a cultura oriental. Permaneceram na presença do guru por quase um mês – Ringo Star ficou somente uma semana. Houve um desentendimento entre os Beatles e Maharishi que foi acusado de quebrar seu voto castidade com uma de suas seguidoras. A música ‘‘Sexy Sadie’’ é uma ironia dirigida ao guru indiano que fez com que Lennon deixasse o retiro espiritual.
Não há como negar que a estada dos Beatles na Índia de fato ‘‘abriu’’ suas mentes, pois foi um dos períodos mais criativos do quarteto, em que compuseram quase todas as músicas do disco The Beatles – mais conhecido como Álbum Branco.
A influência que Maharishi Mahesh Yogi teve para a expansão da espiritualidade no Ocidente é inegável, já que era popular entre artistas famosos como Mike Love dos Beach Boys e Mia Farrow, atriz de ‘‘O bebê de Rosemary’’, além dos Rolling Stones. Ele conseguiu tornar a meditação popular e um tema para pesquisa científica. A herança que o ano de 1968 deixou para os ocidentais foi a descoberta de um mundo zen, onde a paz interior pode ser alcançada e pode-se ter uma vida mais pacífica e equilibrada.