sábado, 14 de junho de 2008

Responsabilidade de informar o fato: dever do jornalista

O principal objetivo do jornalista é informar ao seu público um fato, descrever com verdade e objetividade uma fotografia do ocorrido. O público acredita no que lê, no que ouve e vê, raramente verificando as informações e quase sempre espalhando a notícia, sendo ela verdadeira ou não.

A exemplo do caso ocorrido em uma véspera de Halloween, no início do século passado quando Orson Welles deu início a uma interpretação de ‘‘Guerra dos Mundos’’ no canal CBS de rádio. Ninguém mudou a sintonia do radio para descobrir que era só uma peça teatral. Os ouvintes estavam tão atônitos e crentes no que ouviam que sequer perceberam as dicas que mostravam que aquilo era uma história, não um fato.

É verdade que, como toda boa interpretação, era preciso convencer o público. Trilha sonora, entrevistas com supostos cientistas e testemunhas oculares, as intervenções durante a programação e o tom do apresentador eram feitos para convencer os ouvintes.

A brincadeira termina uma hora depois do início do programa, com a Terra destruída. Silêncio, e então Welles volta dizendo que tudo não passou de uma peça teatral via rádio, e desejando um feliz dia das bruxas.

Não foram poucos os que acreditaram na história da invasão da Terra por marcianos. Milhares de pessoas entraram em pânico, causando congestionamento e confusão.

A credibilidade que o jornalista tem faz com que se acredite nele facilmente. E é certo que o jornalista deve cumprir o seu dever ético de contar o fato, e não pintar um quadro e inventar a realidade ou mentir descaradamente para conseguir uma boa notícia. Manipular a informação favorece um lado, mas prejudica e aliena outros. O jornalista tem a obrigação de abrir os olhos das pessoas e não de prejudicar sua visão.


Nenhum comentário: